Fridays - Spiritual Healing

   

REENCARNAÇÃO E EDUCAÇÃO

21 de Outubro de 2016

Nos diz uma afirmativa contida em O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. V, item 4, que de duas fontes promanam as causas das atuais aflições, que podem ser: dessa ou de outras vidas. Obviamente tal afirmativa pode ser aplicada a diversas situações, mas, pode-se dizer, que no sentido de reencarnação e educação, ele compreende as mais variadas nuanças do tema em questão.

O binômio reencarnação e educação deve ser visto pelos pais como um processo, onde as partes se interagem resultando em conquistas evolutivas para aqueles que vivenciam este processo.

Sendo as Leis Divinas perfeitas e imutáveis, o Espírito rebelde é conduzido a uma nova vida sob a proteção da Lei da causa e efeito, que se manifesta pelo processo educativo da reencarnação, proporcionando-lhe, por acréscimo de misericórdia Divina, a bênção de um novo aprendizado na escola terrena.

Há de se entender que as diversas tendências ou inclinações, heranças de conquistas pessoais do Espírito, fazem-se presente nas encarnações atuais de forma positiva quando não negativa, em virtude da invigilância dos pais na condução dos processos educativos.

Mas o que devemos entender por educação? Vinícius, na obra, o Mestre na Educação dá o seguinte conceito. "Educar é tirar de dentro para fora e não introduzir de fora para dentro. Todos possuem em estado de latência poderes e faculdades maravilhosas cujo desenvolvimento harmônico e progressivo deve constituir objeto da educação".

A educação deve ser entendida, como a representação de meios conscientes e contínuos que proporcionem a retomada de consciência de si mesmo, de modo que esta possibilite a procura de novos caminhos de auto-realização e integração dentro da sociedade em que em que vive o indivíduo.

Vale ressaltar que a criança não é apenas um pequeno ser de aparência angelical e frágil, mas, sim um ser racional, moral e espiritual, que depende de uma aquisição de conhecimentos, para que possa estabelecer sua escala de valores, pautada dentro de nobres princípios morais. Cabe aos pais ajudá-los nessa tarefa fornecendo condições e critérios que viabilizem a devida valoração dos princípios que vão nortear suas vidas.

A Doutrina Espírita além facultar ao homem o conhecimento sobre a reencarnação e suas conseqüências, propõe a este a reforma íntima, que seria o mesmo que dizer que ela reeduca o homem. Seria redundante afirmar, que na maioria da vezes, é necessário que os pais primeiro se reeduquem, para que possam educar os filhos.

A grande preocupação dos pais quando iniciam o processo educativo de seus filhos é enfatizar o aspecto intelectual, negligenciando o aspecto moral e o resultado desse processo é a formação de um adulto tecnicamente qualificado mas que se corrompe com facilidade perante os prazeres materiais e as ciladas da vida, devido a essa educação desprovida de valores elevados.

É de importância capital para o espírito reencarnado, receber dos pais logo na primeira infância uma educação balizada em valores morais, pois é nessa fase que o espírito está mais aberto a assimilação desses ensinamentos, tanto que, Allan Kardec profundo conhecedor da importância da educação no período infantil, indaga às entidades venerandas na questão 383 de O Livro dos Espíritos. Qual a utilidade para o Espírito sua passagem pelo estado de infância? A reposta dada, adquire um caráter pedagógico perante as Leis divina.

"Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo."

Convém destacar, que a fase infantil, principalmente a primeira infância, que compreende o período que vai do zero aos sete anos, é o melhor momento para o lançamento das bases educativas, visto que, a reencarnação na Terra com raras exceções, é primordialmente de caráter educativo.

O retorno à matéria é cercado de expectativas, que vislumbram o sucesso do reencarnante no resgate das faltas cometidas em vidas anteriores, a oportunidade de voltar em um novo corpo constitui-se uma benção Divina, que proporciona ao Espírito reencarnado o esquecimento do passado, de modo que o recomeço se dê longe do contato com a vida anterior.

Provas como o meio social, o ambiente familiar e os males físicos requisitarão do ser reencarnado, resignação e força de vontade, pois, a dor é invariavelmente, um grande recurso pedagógico que dispõe a Providência Divina para a educação e evolução do Espírito.

Dentro deste contexto cabe aos pais o dever de bem educarem seus filhos de acordo com os compromissos assumidos perante à espiritualidade maior e os ensinamentos do Mestre Jesus, baseando-se sempre na máxima do Espírito de Verdade contida em O Evangelho Segundo o Espiritismo: "Espíritas! amai-vos, este é o primeiro ensinamento; instruí-vos, este é o segundo."

 

WARWICK MOTA

(Publicado na revista O Espírita jan/mar 2000)

A time dedicated to our Spiritual and Physical balance and harmony. Everyone is welcome. No previous experience with any spiritual teaching is needed. This meeting is recommended as a “Spiritual Support” to help all of us face our challenges and overcome them with balance and wisdom.

 

We hope to see you soon at

Spiritist Society Towards the Light. 

I am the Light of the world. Whoever follows me will never walk in darkness, but will have the Light of life.
Jesus (John 8:35-12)
Spiritist Society Towards the Light
One Simms Street
Suite 200
San Rafael, California 94901
Driving Directions

© 2016 Spiritist Society Towards the Light (all rights reserved)    >>>     Email us at: info@ssttl.net     >>>